Dante elogia a vida contemplativa. As palavras
proferidas no canto anterior por Stº Tomás criam duas dúvidas no ânimo do
poeta. O santo, tratando de resolver a primeira, esboça a vida de São Francisco
de Assis.Texto do Tradutor.
Tomaz de Aquino- Google
Ó confusas aspirações humanas! Em falsas
ilusões se envolvendo o homem tende a prender-se ao chão. Uns se escondem por
trás das leis; outros buscam conceitos, buscam honrarias; um faz-se sacerdote; outro
governa usando de força ou fraude, tirando proveito do mandato em benefício
próprio ou dos amigos e muitas vezes entregando-se
aos deleites da vida e a ociosidade! Mas eu livre dessas preocupações terrenas,
com Beatriz, fui elevado aos Céus, sendo lá acolhido com imensa glória. Cada um
daqueles espíritos luminosos voltava ao círculo ocupando o lugar onde
anteriormente estava, ficando firme a brilhar, qual círio em candelabro.
Então, do centro do clarão que antes me falara suave voz escutei, (é a voz de Santo Tomás de Aquino) enquanto sua luminosidade aumentava; assim dizia:
Francisco de Assis-do Google
“Ao fitar a Luz Eterna que em mim se reflete, compreendo claramente o que estás pensando e a
sua causa. Desejas que eu afaste da tua mente a confusão que se formou quanto
ao que há pouco te disse: - ‘a Tão alto, na Terra, ninguém se elevou’ – e ‘a
voz que conduz a alma daquele que do Bem não se afasta. – Está aqui a
explicação que espera: - ‘a tão alto’...
A Providência Divina governa o mundo com tanta sabedoria, que perturbada sente
a mente de quem tenta compreender Seus mistérios. E também: - ‘a voz daquele
que conduz’. Essa mesma Providência doou à Esposa d´Aquele que em alta
voz a ela
se uniu quando na Sagrada Cruz estava, para fortalecer-lhe o espírito e a fé, dois
príncipes (S.Domingos e S. Francisco de Assis)
a fim de que o abençoado caminho lhe mostrassem (doou
à pobreza). Um deles se dedicou a ela (a pobreza) com o ardor de um Serafim.
(S.Francisco de Assis). O outro, com o brilho e a glória de um Querubim espalhou
sobre a terra seus conhecimentos, (S.Do mingos) Porém de um somente falarei,
pois em um se encerra o que ao outro maiores louvores seja aplicado. Quem der
aos dois o mesmo tratamento, não comete enganos, pois ambos seguiram a mesma
meta.
“Entre Tupino e o rio que desce da alta montanha
(Rio Chiascio), lugar escolhido mais tarde para eremitério de Santo Ubaldo,
fértil encosta pende de alto monte. É dali que, pela Porta do Sol chegam a Perúgia
o frio e o calor, enquanto no lado oposto da montanha Nócera e Gualdo padecem
cruel jugo. No lugar onde o declive é menor, nasceu para o mundo um sol tão radiante
como o que ao Ganges, às vezes ilumina. Quem desse portentoso lugar fale, não
diga Assis, que pouco significa; chame o glorioso berço do “Oriente” (berço do
Sol). Quando “essa luz” era ainda criança e tinha todo o conforto a receber dos
seus, já suas virtudes se apresentavam. E ainda adolescente, por amor a aquela
dama, (a pobreza) entrou em conflito com seu pai que lhe fechou as portas como
se morto estivesse. Então na Corte Episcopal e na presença de seu pai a recebeu
por esposa amada, devotando-lhe amor cada vez mais forte. Vivera ela (a
pobreza) viúva e desprezada por mais de onze séculos e por nenhum outro amante
fora desejada. (O primeiro esposo da pobreza foi Jesus; por isso ela ficou
viúva mais de onze séculos até Francisco de Assis a tomou por esposa). Não
significa a mesma coisa afirmar que aquele guerreiro temido pelo mundo a tenha
encontrado no lar de Amíclas; (Julio César ficou admirado pela alegre pobreza
do pescador Amiclas).
Também não é o mesmo, proclamar
que ela, (a pobreza) inteiramente fiel e na presença de Maria que ficara ao pé
da Cruz tenha subido ao madeiro com Cristo. Para que minha linguagem se faça
mais clara, lhe direi o nome dos amantes: Francisco e Pobreza. A alegria no
semblante, a ternura no olhar e a perfeição no amor ao próximo, davam a todos edificantes
lições.
Aquela paz, o venerável
Bernardo (primeiro companheiro de S. Francisco) desejou ardentemente, sendo o
primeiro que a ele descalço correu, e pensava estar sendo vagaroso. Ó ignorada
abundância! Ó verdadeiro e único Bem! Descalço foi também Egídio, foi
Silvestre; (companheiros de S. Francisco); escolheram-na (escolheram a pobreza)
porque tinham como guia seu esposo.
“Dali parte para o mundo
aquele pai e mestre com a sua terna esposa e santa família. Não se sentia
humilhado, nem vaidoso, nem se assustava por ser o obscuro filho de Bernardone
(Pedro Bernardone, pai de S.Francisco) e nem por sofrer desprezado. Porém,
cheio de coragem, mostrou o consistente propósito à Inocêncio. (Inocêncio III,
Papa que deu autorização à Ordem Franciscana em 1214) de quem obteve a primeira
aprovação ao regimento austero e verdadeiro.
“E quando progrediu, a família
pobre daquele cuja vida heróica é agora aclamada no Céu com louvores de anjos, foi
agraciada pelo Espírito Santo com mais uma vitória concedida por Horácio, que
atendeu aos anseios daquele corajoso pastor. (Horácio III que em 1223, pela
segunda vez aprovou a Ordem de S. Francisco). Em seguida, sem temer o martírio
vai até o Egito para, na presença do soberbo Sultão, anunciar Cristo e Seu
Evangelho (São Francisco, em 1219 esteve no Egito tentando converter os
infiéis, mas logo voltou para a Itália). Percebendo então que o povo não aceitava
a nova fé, para que seu zelo não ficasse sem proveito voltou para a grande
quantidade de almas italianas. Foi então que, sobre duro penhasco entre o Rio
Tibre e o Arno, (sobre o Monte Alverne) o derradeiro selo Cristo lhe pôs. E
durante dois anos ele o apresentou em seu corpo. (No Monte Alverne, Francisco
recebeu as cinco chagas de Jesus crucificado e as manteve em seus pés, mãos e
peito durante dois anos, quando morreu). Quando Deus o chamou para junto de Si para dar o
merecido prêmio por seu desvelo e amor ao próximo, Francisco recomendou aos
seus irmãos e herdeiros aquela senhora que tão ternamente amara (a pobreza), para
lhe terem sempre fiel afeição, pedindo aos irmãos que seu corpo fosse sepultado
na terra nua, sem qualquer outra proteção.
Imaginas, pois, quem
Deus julgou digno de continuar conduzindo por alto mar a Santa Barca comandada
por Pedro; a tarefa coube ao nosso Patriarca; pois quem aos preceitos, fiel obedece
arrecadar tesouros sabe! Mas o seu rebanho desejava nova pastagem e tanto é por
esse desejo impelido, que em diversos campos apareceu. Quanto mais cada ovelha
é seduzida pelo pérfido e fútil atrativo mundano, tanto mais ao redil retorna.
Temendo o passo decisivo, poucas se acolhem ao pastor. “O pouco pano com que se
vestem, para elas já é o bastante”.
“Se claro te falei; se
me ouviste com atenção e guardaste tudo na memória, ao menos em parte satisfiz ao
teu desejo; pois bem vês que pelo ramo se conhece a planta e a razão está neste
argumento: - “Encontra salvação aquele que não se desvia do caminho do Bem”.